• Sobre
  • Política de Privacidade
Portal Muito Mais Positivo
Vsocial - Agora eu posso!
  • Sobre
  • Notícias Atuais
  • Poder Público Agindo
  • Sociedade Civil
  • Voluntariado
  • Mundo Positivo
  • Pessoas Positivas
  • Serviços Voluntários
No Result
View All Result
  • Sobre
  • Notícias Atuais
  • Poder Público Agindo
  • Sociedade Civil
  • Voluntariado
  • Mundo Positivo
  • Pessoas Positivas
  • Serviços Voluntários
No Result
View All Result
Portal Muito Mais Positivo
No Result
View All Result

UniRio e Ebserh Assumirão Gestão do Hospital Federal dos Servidores do Estado

Parceria entre Ministério da Saúde, UniRio e Ebserh visa ampliar leitos e eficiência na gestão hospitalar no Rio de Janeiro.

25/10/2024
© FACEPE/Divulgação

© FACEPE/Divulgação

O Ministério da Saúde deverá, nos próximos dias, oficializar um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A colaboração tem como objetivo assumir a gestão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro. Essa ação visa transformar a unidade em uma extensão do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, que já é vinculado à UniRio e administrado pela Ebserh.

De acordo com informações fornecidas à Agência Brasil no último sábado (19), pelo secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, a parceria trará benefícios não apenas ao HFSE, mas também ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Com a palavra-chave “gestão hospitalar” em foco, o projeto pretende integrar as duas unidades, otimizando a estrutura física e operacional, além de garantir um maior número de leitos disponíveis.

“A estrutura do Hospital Gaffrée não permite mais a ampliação do número de leitos. A Ebserh tem capacidade de ampliar o hospital, mas não na estrutura atual. O Hospital dos Servidores, por outro lado, oferece uma oportunidade valiosa para se tornar um hospital universitário, pois hoje possui quase 170 leitos inoperantes”, detalhou Pereira Junior.

O próximo passo, após a assinatura do acordo, será realizar um diagnóstico completo do HFSE. Esse levantamento técnico será essencial para iniciar o processo de transformação do hospital em uma unidade universitária, com a qualidade de atendimento e ensino característicos de hospitais-escola. No entanto, a medida ainda depende da aprovação do Conselho Universitário da UniRio, que será responsável por validar a proposta.

“Após essa aprovação, a UniRio firmará um contrato de gestão com a Ebserh e assumirá a administração do hospital”, acrescentou o secretário.

A integração entre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e o Hospital Federal dos Servidores do Estado promete trazer melhorias significativas para ambos. “A ideia é fazer com que os dois hospitais funcionem de maneira integrada, criando um novo modelo de gestão hospitalar mais eficiente e racional. Queremos que o número de leitos em funcionamento supere a soma das duas unidades hoje”, afirmou Pereira Junior.

No Gaffrée e Guinle, alguns leitos estão desativados devido a problemas estruturais, já que o prédio tem mais de 100 anos. No Hospital dos Servidores, a falta de profissionais e desafios relacionados à infraestrutura também impactam o funcionamento dos leitos. A nova modelagem proposta pela parceria entre UniRio e Ebserh busca solucionar esses gargalos, colocando mais leitos à disposição da população e melhorando a qualidade do atendimento hospitalar.

O Hospital Federal dos Servidores do Estado será o terceiro, de um total de seis hospitais federais gerais do Rio de Janeiro, a sair da administração direta do Ministério da Saúde. O objetivo do governo é otimizar a gestão das unidades de saúde, transferindo a responsabilidade para entidades com maior expertise e capacidade de modernização.

Recentemente, o Hospital Federal de Bonsucesso também passou por uma mudança administrativa, sendo transferido para a gestão do Grupo Hospitalar Conceição, uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde. O Hospital do Andaraí, por sua vez, está em fase de transição para a administração da prefeitura do Rio de Janeiro.

Essas mudanças fazem parte de uma estratégia mais ampla do Ministério da Saúde para melhorar a eficiência dos hospitais federais do Rio de Janeiro, garantindo uma gestão mais moderna, integrada e focada em resultados que beneficiem diretamente a população.

Fonte: Agência Brasil

Tags: Ebserhgestão hospitalarHospital Federal dos ServidoresHospital Universitário Gaffrée e Guinleintegração hospitalarleitos hospitalaresministério da saúdesaúde públicaUniRio
VSocial - Agora eu posso! VSocial - Agora eu posso! VSocial - Agora eu posso!

Busque por Categoria

  • Caruanas
  • Mundo Positivo
  • Notícias Atuais
  • Pessoas Positivas
  • Poder Público Agindo
  • Serviço Voluntário
  • Sociedade Civil
  • Taquiprati
  • Voluntariado

© 2020 Portal Muito Mais Positivo

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Sobre
  • Notícias Atuais
  • Poder Público Agindo
  • Sociedade Civil
  • Voluntariado
  • Mundo Positivo
  • Pessoas Positivas
  • Serviços Voluntários

© 2020 Portal Muito Mais Positivo